Eu, Bruno Salgueiro, me confesso!

Vou confessar três coisas horríveis. Sempre fui transparente contigo e não é agora que vou deixar de o ser, por muito que possa ‘afectar a minha imagem’.

1 – Às vezes eu como porcarias. Sabe-me bem.

junk_food_blame_obesity_1_635823106552716000

2 – Eu curto beber. Curto beber uns copinhos, às vezes bastantes. Pior, nem sou assim muito amigo de vinho ou cerveja, sempre fui mais de Whisky ou Vodka, o que não melhora as coisas. Diria que uma vez por semana, ou uma vez de duas em duas semanas vou beber uns copitos com amigos para ‘relaxar’.

Drunk young man resting head on bar counter

Sacrilégio ainda pior…

3 – Eu… Eu… Por vezes… Principalmente em ocasiões sociais… Fumo um cigarrito. Às vezes mais do que um…

744741

Se sou fumador? Hmm… Já ouvi várias teorias…

A maioria das pessoas diria que não, porque supostamente a partir dos 5 cigarros diários para cima, ou quando não consegues passar um dia sem fumar és fumador… E isto de facto está longe de ser o meu caso. Se fumar um ou dois cigarros por semana já é muito. E é geralmente em situações sociais.

Continua também a fazer-me confusão aquela malta que fuma de manhã… Bah só de pensar vem-me náusea.

Mas adiante. São de facto coisas que eu faço ocasionalmente… E que nunca o escondi.

E sempre tive desculpas fantásticas para o fazer:

  • Ah e tal o Arnold também fumou charros no Pumping Iron e admitiu que bebia Whisky nos batidos naquela de avacalho
  • Ah os chineses tiram o Domingo para beber jolas e fumar maços inteiros e no entanto são campeões mundiais de halterofilismo
  • E o Michael Phelps?? Apanhado a mandar bongada
  • Isto só te afecta se tu quiseres que afecte, pá!
  • Meu querido, atleta é aquele que faz e aguenta!

150906arnoldmichael-phelps-smoking-bong

Mas, desculpas à parte, a perguntares-me se eu não arranjaria escapatórias melhores para me sentir mais humano, terei de dizer que sim.

Nada disto é bom, nem nunca o aconselharei, ponto final.

Se faz de mim um impostor? Epá isso cada um chamar-lhe-á o que quiser… Mas prefiro ser chamado de tudo menos FUNDAMENTALISTA.

Esta palavra que pus a bold é para mim quase um palavrão… E junta com a palavra MENTIRA são provavelmente as duas que mais odeio no dicionário… Se bem que CEBOLA também não é fixe (quem me conhece sabe que tenho pânico de cebola desde puto).

Nunca serei pessoa para dizer ‘Faz o que eu digo não faças o que eu faço’, por isso prefiro ser alguém que se assume às claras e admite o seguinte: As Dicas que dou são tão para os outros como para MIM!

Também me custa seguir as coisas e regra geral não sigo tudo à risca. Sou até bastante ‘artístico’ na minha abordagem e faço muitas coisas mais pelo ‘feeling’ do que com uma regra super elaborada. Descobri também assim muitas coisas boas, quase que por acidente de experimentação, nomeadamente receitazinhas de batidos e afins.

Também descobri algumas más. Exemplo – batido de atum… Não funciona!

FishWife

Diria então que 80% do que faço é produtivo para o meu Fitness e depois há ali uns 20% que lhe chamo de escapatórias. Parvoíces que me impedem de estar a 100% mas que me sabem bem.

Voltando ao fundamentalismo…

O Fitness é um aditivo fantástico à tua vida. Quando tu o adicionas ao teu cardápio vais notar crescimento, físico e psicológico. Agora, quando tu apenas vês Fitness à frente, como se te fosse dar uma identidade nova, pode não ser o processo mais saudável do mundo.

Pode até ser a tua sentença de morte, inclusivé numa carreira desportiva.

Eu bem vejo como fico quando me preparo para uma competição. Quase desapareço do mapa. Fico tão focado naquilo que até fico desinteressante, como se não fosse capaz de ter conversas de outra coisa que não ginásio.

Diz lá, quantos ou quantas não conheces que já estão nesse estado?

Ainda por cima estamos numa era em que é muito fácil publicar e publicitar o que fazemos dia após dia, por isso já não há pachorra para tanto ‘atleta’.

enhanced-28313-1426136364-48

Assim, de certa forma este artigo serve para me conheceres um pouco melhor. E volto a frisar duas coisas muito importantes com as quais vais sempre contar da minha parte.

1 – Nunca embarcarei em fundamentalismos, como se o Fitness nos gerasse uma nova identidade.

2 – Tudo o que faço, será feito às claras. No bom e no mau. Mostrarei sempre as minhas conquistas e coisas boas que faço, mas de cabeça erguida demonstrarei também o outro lado. Não há nada pior do que a falta de transparência ou o ser-se politicamente correcto para depois se ter um dedo do meio apontado a ti debaixo da mesa.

under-table-womans-legs-giving-finger-upskirt

Já há por aí muito mentiroso do Fitness (Fitiroso?!)

Resta-me sugerir que, se tiveres guilty pleasures, esperando que sejam mais saudáveis que os meus, que não te sintas mal com isso. Há coisas que de facto só te afectam se deixares que te afectem. É quando se tornam excessivas que é grave e aí sim, luta contra elas de cabeça erguida ou procura ajuda.

Somos seres humanos, porra. Ninguém faz tudo certinho uma vida inteira… Aposto que o Ghandi matou melgas e a Madre Teresa não despejou o autoclismo daquela vez…

Quero por último agradecer-te a ti que convives diariamente com as Dicas. São pessoas como tu que me ajudam a sentir o peso da responsabilidade de me melhorar a mim próprio também. Estamos juntos!

Bons fumos…Ups, Treinos!!!!

25 thoughts on “Eu, Bruno Salgueiro, me confesso!”

  1. Enorme!
    Honestidade e franqueza são qualidades cada vez mais em declínio, portanto ver que aqueles que seguimos (diariamente) e que nos motivam são humanos como nós e não tem medo de o assumir não só é refrescante como é de saudar.
    Obrigado por todo o teu trabalho, inclusive (e nalguns casos, principalmente) com situações não-fitness
    Um abraço!

  2. Francisco Silva

    Excelente post! Já acompanho o teu trabalho nas dicas quase desde o início, e desde esse momento que me passaste esta mesma mensagem. 99,9% das pessoas que praticam exercício físico querem apenas sentir-se melhor e mais saudáveis, e por vezes isso também passa por fazer asneiras, que na certa frequência também contribuem para o nosso bem estar! De facto o fundamentalismo só serve para nos fazer reféns de dietas extremamente restritas e planos de treino religiosamente traçados, que só nos fazem querer abandonar imediatamente este estilo de vida.
    Muitos parabéns Salgueiro, que este excelente projeto continue!

  3. Salgueiro,

    Sigo “As Dicas” desde o principio. Têm-me ajudado a conquistar um nível de fitness que eu considero muito bom aos 52 anos de idade. Melhor do que isso, motivam igualmente a minha família e o meu filho de 7 anos já segue os teus vídeos, é praticante assíduo.
    Tens mostrado o lado humano do CrossFit e, como tal, nas suas perfeições e imperfeições. Ser humano é isso mesmo. E tu não és extraterrestre!

    Continua o bom trabalho.

    Muito obrigado.

    MP 🙂

  4. Mto fixe. ..já agora tb tenho 1 pecado…sou viciado em chocolate 🙂 temos que treinar mais nestes dias para corrigir o prazer do chocolate 🙂 um abraço

  5. gostei muito deste post pois foste honesto e sincero. vejo as tuas dicas desde estas ferias da páscoa e ja vi muito dos teus vídeos mais de uma vez pois eles estao a dar motivação para fazer mais exercício do que faço. por isso estou contigo salgueiro continua pois isto esta a dar resultado e nao sou so eu que digo isto.

    dicas do salgueiro ajuda mesmo =D 😉

  6. João Marques

    Mais palavras para quê! Um excelente “post” de um pessoa simples que,com simplcidade, começou a mudar a vida a centenas de pessoas! Grande Salgueiro!

  7. Deslizes ou até digo, prazeres de qualquer ser humano…aquela cervejinha em família no fim de semana…um sorvetinho com a esposa…aquelas comidas mais temperadinhas e abusivas…Prazeres que fazem a vida ser mais gostosa de ser vivida e servem como um combustível para melhorarmos ainda mais depois nos treinos…abraço Salgueiro e continua aí com esse ótimo trabalho…és o CARA !!!

  8. Meu querido Salgueiro,nem Jesus Cristo foi perfeito (Maria Madalena é que sabe )somos só humanos e ponto final

  9. O que Salgueiro?
    Copos? Cigarros?
    Vou já apagar as dicas da minha memória! Nhaaa…
    Bem hajas!

  10. É por estas e por outras que sou fan incondicional do teu site e canal YouTube 🙂

    Abraços

  11. Sou fã do teu trabalho, faço os possiveis para seguir os teus conselhos e sempre que posso tento seguir as tuas dicas de treino! Adoro a tua filosofia de treino e sinceramente admiro a tua coragem num mundo que cada vez mais admira a perfeição e a imagem em detrimento do conteúdo e do funcionalismo, de admitires que tens as tuas escapatórias como qualquer ser humano…e mesmo assim continuas sinceramente na minha opinião a ser o melhor naquilo que fazes, pois além de praticares uma vida saudavel ajudas e influencias outros a seguir os teus passos! Nem todos tem essa capacidade de ser uma força positiva para os outros como tu és! Abraço e continua assim! Muito obrigado

  12. Salgueiro, agora é que dizes estas coisa! 🙂
    Não sei porque é que deixei de fumar (eu era mesmo fumador) e passei a ter mais cuidado com a alimentação.
    Estou a brincar! Deixar de fumar e começar a praticar desporto seguindo as tuas dicas, foi das melhores coisas que já fiz.
    Obrigado pelo post e pela sinceridade.

    Abraço

  13. Sérgio Lourenço

    Consigo rever-me neste texto, grande Salgueiro! De facto pode-se viver uma “vida” mesmo sendo um atleta de qualquer modalidade, de alta competição ou não. O estado mental também é importante e o que te pode prejudicar um bocadinho no físico pode compensar-te no estado mental (por vezes, até ficas a ganhar). Nada de radicalismos (já basta na religião e dá no que dá!!). De facto a honestidade é uma qualidade fantástica!

  14. Ola Salgueiro , eu sei que não tem a haver com esta publicação mas eu vou para o 10 ano e quero seguir um curso que depois dê para ser personal trainer. Qual é o curso que devo seguir?
    P.S: não sei se tens algum conhecimento nessa área , mas se souberes obrigado!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacta-nos

RECEBE AS DICAS DO SALGUEIRO