Um dia destes, antes de me ir embora do ginásio reparei que um amigo meu estava numa posição um pouco estranha, todo curvado e com cara de quem tinha levado um pontapé nas jóias de família.
Claro, a minha vertente caridosa prontificou-se a perguntar o que se passava. Basicamente deu um jeito tal a aquecer que ficou cheio de dores e ‘minou’ todo o seu treino.
Ponto número 1 – deves ser gradual no aquecimento;
Ponto número 2 – Primeiro aprende o ponto número 1.
Sabes que mais… ao contrário do que possas pensar até agora, o problema dele não foi aquecer já com demasiado peso… muito pelo contrário. Creio que não preciso de dizer que sobes o peso gradualmente de facto, mas o sacana magoou-se a aquecer só com a barra mais leve… e agora hein?
Pois… às vezes o próprio tipo de exercício pode fazer dano…e não apenas a carga que lhe impões.
Aqueceu a fazer um ‘complexo’ de movimentos explosivos de halterofilismo. Movimentos esses que requerem uma explosão da anca bastante intensa. São obviamente dos melhores exercícios que podemos fazer para explosão/força, mas mesmo com pouco peso devemos trabalhá-los gradualmente.
O que recomendo então? Começar com coisas simples como jumping jacks, mountain climbers, corridinha, saltos de corda ou remo. Passar depois por alguns alongamentos dinâmicos e mais tarde trabalhar sim a técnica dos exercícios que pretendemos focar nessa sessão.