O Poder do Rabiosque!
Pois é, o Rabo não é apenas uma maravilha da Natureza por ser bonito!
O Glúteo é provavelmente o músculo mais importante em termos atléticos!
Já ouviste falar num tipo chamado Bo Jackson?
Muitos são unânimes a considerar que foi o atleta mais completo de sempre.
Se é verdade ou não é difícil de medir, até porque na altura nem haviam campeonatos de Crossfit para o provar. Mas este menino jogou Futebol Americano e Baseball ao mesmo tempo e quem esteve atento ao seu percurso geralmente di-lo sem qualquer dúvida.
A sua explosão, rapidez, força, precisão, agilidade e destreza no geral eram algo a que o Mundo ainda não tinha assistido… Pelo menos não nestes moldes. Vê vídeos dele no Youtube e saberás a que me refiro.
Adiante… Um dia perguntaram-lhe qual o segredo do seu sucesso, ao que ele respondeu ‘Sem dúvida alguma o meu rabiosque’.
Claro que muito mais havia por detrás deste autêntico ‘espécime’ físico, mas hás-de reparar que um glúteo forte está presente nos desportos que requerem maior amplitude de destrezas físicas. A brincar a brincar o Bo disse uma grande verdade.
Desde o Atletismo, aos Desportos de força, ao Crossfit, ao Futebol, Ténis… Enfim percebe-se que de facto todos têm um Backside generoso e tal facto não é uma coincidência.
Vá pronto, também dou um presentinho às meninas!
Agora que já todos babámos um bocadinho vamos lá a saber o porquê:
- É o principal músculo envolvido na impulsão (salto);
- Actua como um ‘amortecedor’, facilitando a recepção ou desaceleração, seja em saltos ou corrida, respectivamente (prevenção de lesões);
- Um dos principais actuantes em movimentos de extensão da anca, como nos levantamentos mais compostos (Peso Morto e Agachamento são os exemplos mais conhecidos);
- Arranques e mudanças de direcção;
- Movimentos de rotação do tronco, nomeadamente golpes de perna nas artes marciais ou mesmo atirar uma bola;
- Estabilizador, em movimentos isométricos (manter uma posição em esforço) ou mesmo em movimentos de puxada, como por exemplo a remada em pé;
- Fica super bem em fotografias 🙂
E como o treinas, perguntas tu?
Aqui te deixo um vídeo que fiz com a minha colega da Mad Stunts, Daniela Macário, que te dá umas ideias para o fazeres em casa/ginásio.
Além destes, gosto ainda dos Sumo Deadlifts e de Glute Bridges:
Temos assim uma mensagem tanto para as meninas como para os meninos.
Meninas – Um rabiosque com proporções generosas não é o problema. O problema é quando não está trabalhado ou desenvolvido, de modo a vos dar uma melhor qualidade de vida, performance no desporto ou mesmo parar o trânsito.
Meninos – Deixem de achar que no tronco é que está o ganho. Se andam a tentar levantar aquele peso que não sobe nem por nada, se calhar a resposta até está na ausência de trabalho da cadeia posterior. Além de que todas as revistas femininas dizem o mesmo: elas adoram um belo rabiosque. Acreditem que eu andei a pesquisar 🙂
Bons treinos!
Matéria bacana! Parabéns Bruno. 😀
Bem verdade.
O rabiosque tem muito poder!!
Olá! Adorei a matéria super informativa! Sempre tira várias dúvidas a respeito de como executar corretamente exercícios.
Valeu! Grande abraço! Sou sua fã!
Confirma se! Gosto de rabiosque :p
Porque as mulheres tambem gostaam de apreciar bons rabos 🙂 ehehe
Podias fazer um video sobre mobilidade de anca, porque no agachamento e DL muita gente não tem o movimento correcto! seria mesmo optimo fazeres… Obrigado!
Concordo!
hahaha! Vc é fera! adorei esse treino de Glúteo e pernas..
Eu odeio treinar com caneleira… Prefiro mesmo os agachamentos que dão resultado muito mais rápido.
boas , eu tenho 14 anos e estou na fase do crescimento , há algum problema se usar pesos como mostra no vídeo?
eu não tenho halteres mas tenho garrafas de água da para substituir?
Perfeitamente, se usares pouco peso não há mal nenhum 🙂