Duplo profissional e Personal Trainer.

Como se faz o melhor vídeo das Dicas!

Como se faz o melhor vídeo das Dicas!

Isto não é nenhuma grande produção, isto é produção ‘à tuga do desenrasca!’.

Cada vídeo tem muita história por detrás das câmeras. Autênticos filmes dentro de um filme!

Vou-te contar as peripécias do último.

Os meus colegas Luís Piçarra e Ivo Saraiva estavam cheios de trabalho (ainda mais que eu) e o Piçarra prestes a ir de viagem… Tínhamos um dia e um dia só para poder gravar, era bom que nada corresse mal!

Tivemos de pedir ajuda a um amigo nosso, o Bruno Coelho, que também é forte em imagem e edição.

Anyways…

Não queríamos mais um vídeo motivacional da tanga… Desses já há aos pontapés, cheios de clichés do ‘supera-te a cada dia’. Isto tinha de ser diferente.

A ideia era mostrar que se pode treinar em qualquer lado desde que haja vontade e imaginação. Foi esta a proposta da Reebok da sua campanha Gym is Everywhere.

Puxamos assim dos trunfos. O Piçarra trata de arranjar a melhor Câmera que temos com todos os apetrechos e eu ponho-me a fazer inventário das roupas bonitonas da nova colecção… O que requer uma imaginação estilística de Fátima Lopes… Mas num gajo que não distingue uma T-shirt dum Top. Assim seja.

Common Fashion Mistakes Men make While Grooming

Já agora, vamos precisar de barras e discos para algumas cenas em que levanto pesos. ‘Bora lá ao CrossFit Restelo fazer piscinas com o ferro. Parecia um treino daqueles… Que me deixa no chão a arfar.

Fica assim o carro cheio de tralha… Ainda mais que o costume.

Combinamos então no dia seguinte às 5.45 da matina em casa do Piçarra. Não podemos ter um vídeo motivacional sem o nascer do sol maroto.

Começámos logo bem, numa zona da Expo onde surgem dois matulões (2 de mim só para veres) que nos proibem de gravar ali…

bouncer

Whatever……Encontra-se outro sítio.

Safou-se a primeira parte do vídeo, debaixo dum frio que parecia que ia desmaiar. Mas que ficou fixe ficou. O Sol a aparecer de entre as nuvens parecia que era Deus (sim, o Bruce) a falar comigo.

Vou ser sincero… Não tínhamos um guião. Havia uma ideia genérica de ir a vários sítios de que gostamos para eu fazer as minhas ‘macacadas’, mas isto é mau quando se grava um vídeo com Voz Off. As minhas palavras (que ainda não tinham sido sequer escritas ou pensadas) teriam de jogar bem com as imagens e contar uma história.

Miradouro do Bairro Alto, Estádio Nacional, Alcântara e Belém foram as próximas estadias.

Em Belém era a vez de dar uns pontapés no ar e uns mortais. Claro que tinha de ser precisamente na hora em que passam umas três visitas de estudo com uns putos que não se calaram a partir daí a pedir para eu repetir as proezas.

kids-laying-floor-pointing

E claro que não havendo roullote de guarda-roupa eu me ia trocando de roupa em frente ao mundo inteiro. Fixe foi quando estávamos a gravar, o Piçarra grita ‘acção’ e aparecem três japonesas a pedir-me para lhes tirar foto.

Será que é preciso falar japonês para alguém perceber que um gajo de câmera gigante apontada a mim significa que eu estou a trabalhar? Enfim. A foto delas ficou do cacete, se ’tás com essa curiosidade.

article_zoom_2031_2

Onde ir de seguida?

‘Sei dum Spot lindo em Loures, perto do IKEA! É tipo uma fábrica abandonada, já lá fiz uma sessão de fotos com a Mad Stunts! Gravamos lá as cenas com as barras e pesos!’

Dito e feito. Mas antes decidimos almoçar então, precisamente no IKEA.

Aqui o bom do Salgueiro vai no seu carro, enquanto os outros vão no do Piçarra. Perdi-me numas rotundas e já estavam à minha espera há algum tempo, mas lá chego e estaciono.

Estou a subir as escadas já para o refeitório quando reparo que estou com pouca bateria no telemóvel. Volto atrás para ir buscar o carregador, que estava no banco da frente. Ao tirá-lo cai-me a chave do carro sem que eu dê conta. Fecho a porta e lá vou eu.

Estou aqui aos apalpões nos bolsos e falta-me qualquer coisa… Ah merda, esqueci-me da chave do carro…NO CARRO!!! F*da-se!!!

O que eu não te contei foi que o meu carro está com o fecho centralizado todo marado, e quando fecho a porta geralmente ele tranca-se sozinho. Exacto, tranquei o carro com a chave lá dentro. Só tinha visto isto no Seinfeld uma vez e pensei que era impossível, há uns anos. No entanto já me aconteceu duas vezes.

locked_out

Perdemos assim mais uma hora e meia a voltar a minha casa no carro do Piçarra, buscar a chave suplente e buscar o meu carro ao IKEA. Grande produção, hein?

Continuando, damos umas 10 voltas à procura da tal fábrica abandonada e nada… Não me lembro onde é. Vai de telefonar ao David Chan, que acha que ainda tem a morada daquilo algures no e-mail. Ficamos às voltas na rotunda enquanto ele tenta encontrar aquilo.

Ok, comvém parar mais uma beca porque ele claramente está às aranhas com os emails antigos.

w9ehvns2jhimzaizlj0t

Finalmente encontra e afinal aquela porra era em Odivelas! Lá vai a brigada dos ursos a caminho.

Chegamos então ao local…

Mas…

Há aqui algo que não está bem…

Road_block

Então parece que barraram a entrada de carro para aquele local. Provavelmente porque muita malta aproveita aquele recinto abandonado para fazer ilegalidades. Deixamos o carro na boa a uns 300 metros de distância e vamos a pé. Claro, com o material todo. Aqui o tótó leva a barra com os pesos às costas, o que até resultou numa cena porreira do vídeo final 🙂

Cheguei à fábrica a pensar que ia desmaiar de tanto esforço.

Começamos a gravar e aparecem na boa 10 gajos de capuzes e bonés virados ao contrário, cheios de ‘bling bling’ tipo Gangsters. Só me lembrava da ‘Cidade de Deus’ e pensei… Pronto, é o fim da estrada… Até nem está um dia feio para se morrer.

street_gang_13

Vá lá que eram só uns bacanos que iam gravar um vídeo de Hip Hop!

Deus abençoe as artes! Até nos ofereceram erva mas já me deixei disso há uns aninhos.

Por ali ficámos a gravar as últimas sequências e a ouvir um belo Rap. Orgulho de dizer que um dia depois estava a ver o produto final já editado e quase me vinham lágrimas.

O vídeo foi aprovado pela Reebok Portugal, Espanha e  colocado no canal de Youtube da Reebok Internacional, depois de enviado também para os States.

Esta merda dá trabalho. Mas amamos o que fazemos.

Showing 11 comments

  1. Muito bom!!! No pain, no gain 😉
    Abraços,
    MP 🙂

  2. Quando vi o video pensei que tinha demorado uns bons dias a fazer!

    Mas agora ao ver isto, até parece que é mentira ahaha

    Parabéns Salgueiro 😀

  3. Estão todos de parabéns! 🙂

  4. Muito bom!!

  5. Eu admiro toda essa dedicação que tens. Até passas a sensação que é algo muito simples, fácil de fazer e de conseguir. E as tantas até é… E não nos damos conta que com o esforço necessário se chega a algum lado. Parabéns!!!!!!

  6. Adorei, Salgueiro!

    Bom trabalho!

    Para além de seres um ótimo profissional, ainda tens um ótimo sentido de humor.
    Quero te dizer que tenho 58 anos e conseguiste-me motivar para começar a fazer, primeiro em casa, alguns dos exercícios que seriam os ideais para mim, e neste momento já a fazer cardio e musculação num ginásio…
    Obrigada, pela motivação e o tua boa disposição!

    Parabéns a ti e a todas as pessoas que fizeram parte da produção!

  7. Grande video. Valeu o sofrimento. Parabéns a todos

  8. Como seria de esperar, fantástico!!! Adorei
    Parabéns!

  9. Simplesmente espectacular. Bruno, um dia temos que treinar juntos, és o more human do fitness em Portugal. Abraço

  10. Awesome!!! O que me ri a ler isto.. Well done!! O vídeo ficou espectacular..

  11. Fantastico producto final déspues de semejante esfuerzo !! Felicidades 🙂

Deixa um comentário