Duplo profissional e Personal Trainer.

TOP 10 Filmes de Porrada!

TOP 10 Filmes de Porrada!

Aqui fica a minha escolha de filmes favoritos de Artes Marciais!

Foi dura a escolha, por ter sido coleccionador de filmes do género desde os meus 11 aninhos. Os meus critérios tiveram de tocar principalmente em 3 aspectos:

  •  A Motivação/Feeling que o filme transmite;
  • A Beleza das sequências de Luta/Acção;
  • A História – apesar de a malta não ver bem estes filmes pela história, tal como no porno…

Começo com uma Menção Honrosa de um filme Americano que não pude incluir no TOP 10. Com franqueza nenhum filme americano (tirando o Enter the Dragon) chegou aos calcanhares do Top 10 que aqui te apresento mas este terá de ser referido, pela pica que me deu desde puto:

BEST OF THE BEST (Momentos de Justiça) – 1989

Best-of-the-Best

Se és Homem tens de chorar com este filme. É obrigatório. As peripécias de uma competição de Taekwondo entre a equipa dos EUA e a da Coreia e os dramas que a envolvem.

Cenas muito boas de treino, boa banda sonora e uma luta espectacular no fim entre os Mestres Phillip Rhee e o seu irmão Simon Rhee.

Conta também com Eric Roberts, irmão da Julia Roberts. O Coach da equipa americana é o James Earl Jones!

Tinha de ter o seu lugar neste artigo, sem dúvida.

Agora vamos então ao TOP 10:

10º LUGAR:

DAGGERS 8 (Oito Punhais) – 1980

Daggers8-Poster

Este filme é uma PEDRA! Super subestimado, até porque nenhum dos intervenientes é conhecido. O actor principal foi colega do Jackie Chan na Ópera Chinesa, que é uma espécie de escola de artes marciais e ginástica com cantorias à mistura.

Neste filme, o nosso herói aprende 3 estilos diferentes de artes marciais com 3 Mestres. Um estilo mais baseado na força, outro na agilidade e outro na graciosidade (com uma Mestra, imagine-se).

Excelentes cenas de treino e de luta, sem dúvida alguma! Um must para quem gosta de Kung-Fu!


 

9º LUGAR:

NO RETREAT, NO SURRENDER (Rendição Incondicional) – 1986

noretreat

Este vale só por ver o Van Damme a levar na boca…

Aparte disso, elenco americano com produção chinesa. Lutas decentes mas não fenomenais. Erros constantes de continuidade e vê-se umas 300 vezes a perche (microfone no topo do ecrã)…

No entanto… O feeling do filme é qualquer coisa. A ideia de um puto que leva porrada de todos mas que depois vai treinar com uma visão do Bruce Lee é algo que só pode mexer com um chaval que pratica artes marciais, como era o meu caso. Mais do que tudo o resto este filme é para mim ultra nostálgico e põe-me cheio de pica!

Imagina um Karate Kid mas cujo Mestre é o Bruce Lee!


 

8º LUGAR

TWINKLE TWINKLE LUCKY STARS (Os punhos de Hong Kong – tradução jeitosa hein) – 1985

twinkle

O Jackie é actor secundário neste filme e não aparece muito… Mas que se lixe! É absolutamente brutal a qualidade das lutas e da acção no geral!

Também gosto muito da história e dos personagens, filme muito cómico sobre um gang de criminosos ‘idiotas’ que se decidem a ajudar a Polícia numa investigação.

O brilharete está quase todo a cargo do Sammo Hung e do Yuen Biao, colegas do Jackie desde miúdos e autênticas Máquinas de guerra! Vais gostar!!


 

7º LUGAR

SHAOLIN CHALLENGES NINJA aka HEROES OF THE EAST (Shaolin desafia Ninja) – 1978

shaolin

Mãezinha do Céu! Este filme é o filme mais completo de sempre no que diz respeito a técnica e armas!

Um chinês Mestre de Kung Fu casa-se com uma japonesa Mestra de artes marciais japonesas (Karate, Judo, etc). Ela passa a vida a querer competir com ele e a dizer que as artes dela são as melhores, ao que ele lhe prova sempre que está errada.

Aliás, nesta foto ele está a demonstrar-lhe que a Tonfa chinesa é mais comprida que a japonesa, o que será mais útil em combate.

Basicamente cria-se um inferno tal lá em casa que acaba por vir uma trupe japonesa de Mestres de variadas artes para combater com ele um a um, a cada dia.

É um autêntico festival de técnica e de estilos. Com o grande Gordon Liu!


 

6º LUGAR

SHAOLIN TEMPLE (O Templo de Shaolin) – 1982

JetLi-Shaolin_Temple-front

Epá tenho de fazer batota e enfiar aqui a trilogia completa. Lamento mas são 3 filmes brutalíssimos e com muita franqueza os únicos que gosto do Jet Li. Os outros dele são na sua maioria um pouco fantochada. Apesar de ele ser um atleta incrível e provavelmente o mais talentoso que o Kung Fu moderno já presenciou.

Ora, o 1º filme é o Shaolin Temple, o segundo chama-se Kids from Shaolin e o 3º chama-se Martial Arts From Shaolin. Se tivesse de escolher um dos três seria o segundo, por ter sido o que mais pica me deu.

Nesse filme o Jet Li vive com os seus irmãos que são uma carrada de putos exímios no Kung Fu e passam a vida à bulha com umas miúdas que vivem do outro lado do Rio. Paisagens lindas, puro Kung Fu moderno em acção cheio de acrobacias e coreografias fantásticas. Um abuso!


 

5º LUGAR

POLICE STORY (O Incorruptível)

policestory

Coordenado, coreografado e realizado pelo Mestre Jackie Chan. Não falta nada a este filme. A história de um polícia falsamente incriminado a tentar limpar o seu nome.

Se tivesse de escolher um filme para te mostrar quem é o Jackie Chan, seria este! Podia fazer uma compilação das lutas e dos stunts perigosos deste filme, levá-los a qualquer estúdio em Hollywood e ter trabalho para sempre. É quase um showreel do Jackie.

A perseguição de carros do início e a luta no centro comercial do fim são os pontos altos, sem dúvida. A não perder.


 

4º LUGAR

ENTER THE DRAGON (O Dragão Ataca) – 1973

bruce-lee-enter-the-dragon

Alguma vez ia faltar? Bom, todos os filmes do Bruce deviam estar neste TOP 10, sem dúvida…

É por muitos considerado o melhor filme dele. Foi o filme de artes marciais mais visto de sempre. Produção americana. Iria finalmente dar-lhe o crédito merecido. Infelizmente uma das coisas que mais triste me deixa é saber que o Mestre não o chegou a ver, muito menos a sentir o seu impacto. Partiu cedo demais, mesmo…

É a história de um torneio de artes marciais na ilha do malvado Sr. Han – um bom vivant criminoso cuja organização Bruce Lee ajuda a desmantelar.

Grande história, grandes lutas, grande feeling. Nota máxima!


 

3º LUGAR

DRAGONS FOREVER (Dragões para Sempre) – 1988

Dragons-Forever-1

O Jackie é um advogado contratado por um barão de droga. Depressa percebe que defender essa escumalha não é o que pretende e acaba por arranjar sarilhos. Conta assim com a ajuda destes dois, Sammo Hung e Yuen Biao para o ajudar.

As melhores lutas de sempre. Ponto. A luta final do Jackie contra um lutador de Kickboxe de seu nome Benny ‘The Jet’ Urquidez é orgásmica.

Muita comédia, muita porrada, boa história, algum romance à mistura (mas nada de lamechices baratas). Adoro.


 

2º LUGAR

THE WAY OF THE DRAGON (A Fúria do Dragão) – 1972

furia

Lindo! Lindo! Lindo! Nada me arrepia mais do que esta luta brutal entre o Bruce e o Chuck Norris.

Filme gravado em Itália, onde a personagem do Bruce passa umas férias com uns familiares que têm um restaurante chinês. Claro que o restaurante leva sarilhos de uns gangsters e o Bruce trata-lhes da saúde 🙂

Épico demais mesmo! O carisma Dele está em altas neste filme, permeado com alguma comicidade onde se vê que como actor também tinha muita pinta.

Para quê estar vivo se nunca viste este filme? Vai já tratar disso, se for o caso!


 

1º LUGAR

DRUNKEN MASTER (O Grande Mestre dos Lutadores) – 1978

drmas_stl_1_h transferir images

O justo vencedor. Todos os ingredientes.

Claro que é sempre uma questão de gosto, eu sou muito parcial a este estilo mais ‘antigo’ onde vês lutas em sequência sem demasiados cortes. Aí sim, o performer tem de ser muito bom senão fica uma banhada.

O Jackie dá um show neste filme. Puto rebelde sempre a arranjar chatices juntamente com os seus amigos até que o pai dele ‘encomenda’ um Mestre para o pôr na linha. Sequências de treino fantásticas das quais tirei muitas ideias para os meus treinos. Se não acreditas vê por ti mesmo.

A luta final é linda, contra Hwang Jang Lee, um Mestre de Taekwondo com os pontapés mais impressionantes do cinema asiático.

Humor, história, acção… Tudo na mouche. Thumbs up!

Showing 5 comments

  1. Salgueiro, ainda não viste o the reid? Tinha de constar aqui! Um grande abraço obrigado pelos teus videos ajudam-me sempre nos treinos! Bom ano

  2. Referes-te ao The Raid ? Vi pois! Tá muito bom, mas com franqueza longe de estar no meu top 🙂

  3. Ei Mestre Salgueiro, como é que é?
    Achei muito engraçado este teu post, assim como acho do resto do teu trabalho. Digo-te mais, se todos os PT e Treinadores fossem como tu, havia menos obesos em Portugal!!
    Em relação a este post, deixo-te um desafio: fazeres um Top10 das melhores lutas no cinema. Por vezes o filme é uma tremenda seca, mas lá no meio aparece algo que nos surpreende.
    Deixo aqui algumas sugestões minhas, sem ordem preferencial:
    https://www.youtube.com/watch?v=auLeEgweFfo
    https://www.youtube.com/watch?v=RFW92CfLMSI
    https://www.youtube.com/watch?v=yAzFc3UJrf4

    Abraços!

  4. E as legendas amigo? Não consigo encontrar em portugues.

Deixa um comentário