Duplo profissional e Personal Trainer.

O Poder do Rabiosque!

O Poder do Rabiosque!

Pois é, o Rabo não é apenas uma maravilha da Natureza por ser bonito!

O Glúteo é provavelmente o músculo mais importante em termos atléticos!

Já ouviste falar num tipo chamado Bo Jackson?

Muitos são unânimes a considerar que foi o atleta mais completo de sempre.

Se é verdade ou não é difícil de medir, até porque na altura nem haviam campeonatos de Crossfit para o provar. Mas este menino jogou Futebol Americano e Baseball ao mesmo tempo e quem esteve atento ao seu percurso geralmente di-lo sem qualquer dúvida.

A sua explosão, rapidez, força, precisão, agilidade e destreza no geral eram algo a que o Mundo ainda não tinha assistido… Pelo menos não nestes moldes. Vê vídeos dele no Youtube e saberás a que me refiro.

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Adiante… Um dia perguntaram-lhe qual o segredo do seu sucesso, ao que ele respondeu ‘Sem dúvida alguma o meu rabiosque’.

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Claro que muito mais havia por detrás deste autêntico ‘espécime’ físico, mas hás-de reparar que um glúteo forte está presente nos desportos que requerem maior amplitude de destrezas físicas. A brincar a brincar o Bo disse uma grande verdade.

Desde o Atletismo, aos Desportos de força, ao Crossfit, ao Futebol, Ténis… Enfim percebe-se que de facto todos têm um Backside generoso e tal facto não é uma coincidência.

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Vá pronto, também dou um presentinho às meninas!

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Agora que já todos babámos um bocadinho vamos lá a saber o porquê:

  • É o principal músculo envolvido na impulsão (salto);
  • Actua como um ‘amortecedor’, facilitando a recepção ou desaceleração, seja em saltos ou corrida, respectivamente (prevenção de lesões);
  • Um dos principais actuantes em movimentos de extensão da anca, como nos levantamentos mais compostos (Peso Morto e Agachamento são os exemplos mais conhecidos);
  • Arranques e mudanças de direcção;
  • Movimentos de rotação do tronco, nomeadamente golpes de perna nas artes marciais ou mesmo atirar uma bola;
  • Estabilizador, em movimentos isométricos (manter uma posição em esforço) ou mesmo em movimentos de puxada, como por exemplo a remada em pé;
  • Fica super bem em fotografias 🙂

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E como o treinas, perguntas tu?

Aqui te deixo um vídeo que fiz com a minha colega da Mad Stunts, Daniela Macário, que te dá umas ideias para o fazeres em casa/ginásio.

Além destes, gosto ainda dos Sumo Deadlifts e de Glute Bridges:

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Temos assim uma mensagem tanto para as meninas como para os meninos.

Meninas – Um rabiosque com proporções generosas não é o problema. O problema é quando não está trabalhado ou desenvolvido, de modo a vos dar uma melhor qualidade de vida, performance no desporto ou mesmo parar o trânsito.

Meninos – Deixem de achar que no tronco é que está o ganho. Se andam a tentar levantar aquele peso que não sobe nem por nada, se calhar a resposta até está na ausência de trabalho da cadeia posterior. Além de que todas as revistas femininas dizem o mesmo: elas adoram um belo rabiosque. Acreditem que eu andei a pesquisar 🙂

Bons treinos!

Showing 10 comments

  1. Matéria bacana! Parabéns Bruno. 😀

  2. Bem verdade.
    O rabiosque tem muito poder!!

  3. Olá! Adorei a matéria super informativa! Sempre tira várias dúvidas a respeito de como executar corretamente exercícios.
    Valeu! Grande abraço! Sou sua fã!

  4. Confirma se! Gosto de rabiosque :p

  5. Porque as mulheres tambem gostaam de apreciar bons rabos 🙂 ehehe

  6. Podias fazer um video sobre mobilidade de anca, porque no agachamento e DL muita gente não tem o movimento correcto! seria mesmo optimo fazeres… Obrigado!

  7. hahaha! Vc é fera! adorei esse treino de Glúteo e pernas..
    Eu odeio treinar com caneleira… Prefiro mesmo os agachamentos que dão resultado muito mais rápido.

  8. boas , eu tenho 14 anos e estou na fase do crescimento , há algum problema se usar pesos como mostra no vídeo?
    eu não tenho halteres mas tenho garrafas de água da para substituir?

  9. Perfeitamente, se usares pouco peso não há mal nenhum 🙂

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